sábado, 30 de julho de 2011

DIA 30/07. Comendo poeira até a comunidade do Açú


Pela estrada de terra a moto seguia e os carros que ao encontram vinham no sentido contrário seguiam levantando poeira. Nossas entrevistas agora se desenvolveriam na comunidade do Açú, que ficava a alguns poucos quilômetros da Sede do município.
Iniciamos nossa entrevista com seu Zaca, como é conhecido por todos, pescador e presidente da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta (Mocajuim). Onde ele nos falou de suas experiências na arte da pesca e como presenciou a devastação do meio ambiente que o circundava na juventude e que hoje nem de longe lembra o que um dia foi. Rios e igarapés assoreados em decorrência da ação de influências antrópicas, como a estrada que liga o município de São João da Ponta a PA 136 que nunca é concluída.  
Zacarias Monteiro Bandeira

Raimundo Monteiro Bandeira
Depois continuamos nossa conversa na frente da casa de seu Raimundo Bandeira debaixo de uma castanheira de copas frondosas. Seu Raimundo nos falou de como era o município de São João da Ponta, quando ainda pertencente a São Caetano de Odivelas. As lendas e os casos de assombração/visagem foram narrados por seu Zacarias e Raimundo de forma impressionante. Quando vimos já era quase meio dia. Seu Zacarias nos levou até sua casa novamente e almoçamos um peixe serra com feijão e arroz, divinamente feitos e servidos em sua cozinha.


Texto: Walter Rodrigues e Deividy Edson.
Fotos: Deividy Edson.
---------------------
Observação: Os nomes e as informações prestadas pelos narradores denominados acima são respaldados por Autorização assinadas pelos mesmos. Toda informação aqui apresentada são autorizadas por seus autores para uso de fins didático.


MAIS NOTÍCIAS SOBRE OS TRABALHOS DE CAMPO DE ENTREVISTAS PARA O LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS DE SÃO JOÃO DA PONTA


    Um comentário: