terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dia 16/08/11 – Indo a campo pela manhã


Pela manhã, as equipes seguiram para os seus respectivos objetos de estudos.
Wellington Morais Ferreira e Elexandre Pereira partiram para a comunidade de São Francisco objetivando fazer o diagnóstico participativo das app’s no entorno e dentro da unidade de conservação. A metodologia aplicada se deu da seguinte forma: constatação in loco das app’s degradadas, com utilização de máquina fotográficas e GPS.


Enquanto isso, os bolsistas PROEXT 2010 Walter Luiz Jardim Rodrigues, Wellingtton Augusto Andrade Fernandes e Hemerson Nascimento da Silva, contando mais uma vez com o grande apoio de Zacarias Monteiro Bandeira, presidente da MOCAJUIM, chegavam à comunidade de Deolândia para iniciarem a segunda sessão de entrevistas para o livro sobre as memórias de São João da Ponta. Em Deolândia a entrevista se deu de forma fluente e descontraída com Dona Maria Bárbara Chagas Soares, 72 anos, conhecida como “Tia Babita”. A partir de suas memórias, “Tia Babita”, nos transportou para o passado de São João da Ponta, quando ainda pertencente a São Caetano de Odivelas entre outros assuntos relacionados à memória da comunidade e do município de questão.
Maria Bárbara Chagas Soares

Depois, seguiu-se por um ramal estreito e margeado por densa vegetação em alguns quilômetros. Por fim, a comunidade de Campina Grande. Um dos moradores mais antigos de São João da Ponta e o mais idoso que  o GEPPAM teve a oportunidade de conversar, vivia sozinho em um sítio silencioso e bucólico. Seu Felipe Nery Ferreira Neto, 90 anos. Ali tivemos explanações sobre o histórico de formação do município, nomes de pessoas importantes entre outros assuntos relacionados à memória da comunidade e do município de questão.

Felipe Nery Ferreira Neto 


Enquanto isso, Wellington Morais Ferreira e Elexandre Pereira se dirigiam para a comunidade de Brasilândia para mais um georreferenciamento de áreas degradadas.

Almoço…


Por volta das 15:20 horas, Wellington Morais Ferreira e Elexandre Pereira – agora contando com o auxílio de Hemerson Nascimento da Silva seguiram para trabalhar as comunidades do Vale da Benção e Monte Alegre (Quatro Bocas), enquanto Walter Luiz Jardim Rodrigues Wellingtton Augusto Andrade Fernandes e Zacarias Monteiro Bandeira entrevistavam o senhor Raimundo Rodrigues Barroso, responsável pela tradicional banda de música Dr. Dionizio Bentes.

Raimundo Rodrigues Barroso



Pela parte da noite aguardava-se a visita de seu João Roberto da Silva (João do PT) na Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta para a última entrevista do dia, para o livro de preservação da memória do município. Seu João apareceu e conversamos de forma informal a respeito de cultura e vivência.
-----------------------------
Texto: Walter Rodrigues.

2 comentários:

  1. procuro raimundo rodrigues barroso

    ResponderExcluir
  2. Seu Raimundo mora em São João da Ponta, próximo a praça matriz.(Era o responsável pela Banda de Musica de São João da Ponta "Dionísio Bentes")

    ResponderExcluir