sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grupo de Estudos da UFPA promove Oficina de Capacitação para Agentes Ambientais da RESEX de São João da Ponta


O Grupo de Estudos Paisagem e  Planejamento Ambiental – GEPPAM em parceria com Associação dos Usuários da RESEX Marinha de São João Ponta  (Mocajuim) e ICMBio (Equipe de Gestão da RESEX de São João da Ponta) promove nos dias 26 e 27 de agosto de 2011 o primeiro módulo da capacitação para Agentes Ambientais da RESEX Marinha de São João da Ponta. No total serão realizados três módulos, nessa ocasião será realizado o módulo 1.

MÓDULO I
Dia 26/08/2011
Manhã
10h às 12h


Será abordada junto aos agentes ambientais voluntários a construção do conceito de territorialidade, cujo objetivo é estimular a cooperação e a criatividade dos participantes no sentido do entendimento e do planejamento do espaço e do território.
Para isso, antes de se aprofundar nos conceitos teóricos, foi realizada uma dinâmica de aquecimento organizada pela professora Márcia Pimentel, onde foram desenhados alguns quadrados no chão com fita adesiva. Depois os participantes foram convidados para preencher estes quadrados. Sendo que os quadrados possuíam tamanhos que iam do menor para o maior, os participantes se espremeram no menor para em seguida ficarem mais folgados no maior. A partir dessa dinâmica a professora Márcia Pimentel incentivou os agentes, que também são usuários da Resex Marinha, seja como pescador, agricultor, caranguejeiro, para explicarem a partir de seus entendimentos a noção que possuíam a respeito de território a partir daquela dinâmica. O resultado foi bastante proveitoso e os participantes colocaram seus pontos de vistas de forma bem esclarecedoras.
Depois as alunas Amanda e Viviane (PPGEO-UFPA) aprofundaram a parte teórico focando em discursões relacionadas aos conceitos da geografia como Lugar, Território, Territorialidade e Unidade de Conservação.

















Continuação do Modulo I
26/08/2011
Tarde
14h às 17h

Pela parte da tarde serão realizadas atividades práticas sobre os conceitos abordados pela parte manhã (Território e Territorialidade), cujos objetivos específicos serão exercitar o trabalho em equipe, a criatividade, a argumentação e a contra argumentação. Nessa ocasião os participantes serão distribuídos em grupos de cinco pessoas. Cada participante receberá uma missão e um kit de material para desenvolvê-la a partir de um tema.
Tema geral: De quem é o pedaço?

MISSÃO 1 – Discutir o tema e a apresentá-lo na forma de dramatização (teatro).
MISSÃO 2 – Discutir o tema e apresentá-lo na forma de propaganda.
MISSÃO 3 – Discutir o tema e apresenta-lo na forma de mosaico de fotos da cidade.
MISSÃO 4 – Discutir o tema e apresentá-lo na forma de música.
MISSÃO 5 – Discutir o tema e apresentá-lo na forma de texto jornalístico.

27/08/2011
9h às 12h

Minicurso de Informática Básica
Tema: Introdução de Informática no contexto da RESEX.
Objetivo: introduzir os conceitos básicos de informática.

---------------------------
Texto: Walter Rodrigues.
Fotos:  Wellingtton Fernandes, Welington Morais e Roberta Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário