quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Revista de Geoprocessamento - FOSSGIS



FOSSGIS Brasil é uma revista brasileira sobre tecnologias livres e gratuitas sobre Geoprocessamento. Este projeto nasceu da união de alguns dos principais nomes do cenário das Geotecnologias Livres para atender a necessidade um periódico de alta qualidade, baseado nos princípios do software livre.
A revista é distribuída gratuitamente, sem necessidade de se realizar quaisquer cadastros, pagamento de taxas ou algo do gênero. Para obter o seu exemplar da revista é necessário apenas realizar o download na seção correspondente em nosso site. Esperamos que goste desta nova iniciativa.
Você pode colaborar com este projeto de diversas formas. Um dos principais modos é enviando seu artigo relacionado com o foco da revista seguindo as instruções na página enviar artigo. Outra contribuição importante é através dos comentários postados aqui no site.
Entre em contato pelo e-mail revista@fossgisbrasilcom.br para fazer seus comentários ou para obter informações sobre como se tornar um parceiro do Projeto FOSSGIS Brasil.


Clique sobre a capa para baixar a revista!!!


Já estamos no ar com a segunda edição da revista, que já é um sucesso de leitores e contribuintes. A FOSSGISBrasil deste trimestre traz como tema a educação e as geotecnologias livres. Tema esse, que é de grande importância para a comunidade GEO que vem se desenvolvendo em um cenário propicio pelo qual o Brasil passa hoje.


Nesse sentido, as instituições de ensino e pesquisa, têm escolhido tecnologias livres que dão a mesma qualidade e com custos muito baixos em seus projetos, para auxiliar na formação e no desenvolvimento de profissionais qualificados para desenvolver atividades de planejamento e gerenciamento, que vem acelerando o mercado de GIS com muita inovação e sucesso.


A revista traz a público o uso dos sistemas de informações geográficas (SIG) livres no ensino, mostrando que é possível sim, proporcionar um ensino de qualidade utilizando o

software livre, assim como é feito no curso superior de Geoprocessamento do IFPB e na parceria do Ministério das Cidades com a UFPA/SIPAM.


Nessa edição, você não pode deixar de ler a entrevista fantástica que foi feita com o Professor Jorge Xavier, que foi o precursor do geoprocessamento no Brasil e uma das mentes mais ativas no cenário das geotecnologias, sendo reconhecido internacionalmente.


O mais legal quando conheci o professor Xavier pessoalmente, (curso ministrado ao Corpo de Bombeiros de Belém) foi que ele era e é uma pessoa muito acessível e que deixa sua cabeça quase a ponto de explodir de tanta informação. Obrigado Professor!


Ainda nesta edição você poderá conferir os artigos sobre o WKT Raster, uma alternativa do PostGIS para manipulação de informações Raster, Quantum GIS,Kosmo GIS, a continuação da coluna Mobile GIS, TerraView, entre outros.


Espero que gostem desta nova edição da revista, e deixem seus comentários no nosso site.http://fossgisbrasil.com.br/ Para fazer o download clique aqui!


FONTE:http://fossgisbrasil.com.br/download/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário