terça-feira, 15 de novembro de 2011

Programa da Faculdade de Geografia promove oficinas no município de Curuçá (PA)


Aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no município de Curuçá, nordeste paraense, o evento Entre Marés: Compartilhando Saberes. Promovido através do Programa Educação  Ambiental nas Reservas Extrativistas Marinhas de São  João da Ponta e Mãe Grande de Curuçá, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Márcia Pimentel, vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e realizado pelo Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM), o evento foi voltado para moradores e alunos do município de Curuçá.
Clique sobre o mapa para ampliar!

No total foram atendidas 06 comunidades da zona rural do município, onde anteriormente foram diagnosticadas poucas ou nenhumas ações de extensão universitárias voltadas para estas comunidades. Nessa proposta a Faculdade de Geografia procurou preencher esta lacuna. As comunidades atendidas foram: Membeca, KM 58, Pinheiro, Andirá, Arapiranga e Pauxis. (Ver mapa).


Com chegada por volta das 12:00 horas do dia 11/11/11 na Associação dos Usuários da Reserva Extrativista de Curuçá (AUREMAG) alunos e professores foram recebidos  pelos presidentes da AUREMAG, onde houve a abertura oficial do evento, que contou com o apoio da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista de Curuçá (AUREMAG), Prefeitura Municipal de Curuçá através da Secretaria de Educação e Secretária de Saúde, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Contou-se com as participações dos professores Vicente Alves da Universidade de Campinas (UNICAMP), Shirley Cabral do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA) e Newton Cabral (Assistente Social), que vieram somar de forma interdisciplinar com o evento que já ocorreu na Resex Marinha de São João da Ponta em junho desse ano.

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista de Curuçá (AUREMAG)


A programação do evento foi dividida em dois momentos:



No primeiro dia foram ministradas oficinas cujos eixos giravam em torno da Educação Ambiental para alunos da rede pública do Ensino Fundamental e, para os adultos das comunidades atendidas, palestras sobre prevenção contra AIDS/DST além de orientações a respeito de planejamento familiar, higiene pessoal, amamentação entre outras informações. Diálogos sobre a percepção dos moradores das comunidades a respeito de viverem dentro de uma Unidade de Conservação entre outras abordagens. E ainda, foram feitos mapeamentos das nascentes de rios das comunidades em questão em parceria com a comunidade.


Palestra dos Agentes Comunitários de Saúde
Oficina sobre Meio Ambiente













No segundo dia houve gincanas educativas, trilhas investigativas onde os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas oficinas do dia anterior a partir da percepção de sua própria realidade.


As oficinas foram ministradas por alunos da graduação e pós-graduação do curso de Geografia da Universidade Federal do Pará, alunos de especialização do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e professores do município.
A professora Márcia Pimentel avalia essa aproximação entre a Universidade e as comunidades através do  Programa da seguinte maneira:

“Ele (o programa de extensão) possibilita a aproximação da Universidade com as diversas realidades amazônicas, a partir da extensão. Isso é fundamental não apenas para o desenvolvimento de pesquisas, mas também para garantir o respeito pela cultura das populações locais.”

Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande de Curuçá (PA) 





AGUARDEM A PRÓXIMA POSTAGEM COM AS DESCRIÇÕES DAS OFICINAS MINISTRADAS E SUAS RESPECTIVAS FOTOS!!!







======================================
Texto: Walter Rodrigues.

Colaboração: Geise Corrêa.
Mapa: Carlos Castro.
Imagens: Walter Rodrigues e Alessandra Nascimento.


Notícias relacionadas:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário