Materiais didáticos



Aqui você poderá baixar Mapas, Artigos, Dissertações, TCC, Pôsteres, Vídeos Educativos, Apostilas, Revistinhas entre outros materiais didáticos produzidos pelo GEPPAM/GEOGRAFIA/UFPA e seus parceiros a partir de seus trabalhos de pesquisa, ensino e extensão. 


Desse modo, acreditamos está contribuindo com a sociedade em geral ao disponibilizarmos os resultados de nossas experiências para as  comunidades trabalhadas, assim como para as possíveis consultas de todos os pesquisadores, estudantes, professores e demais interessados do Brasil e do mundo através da rede mundial de computadores, a Internet.


MAPAS



  • MAPA DE SÃO JOÃO DA PONTA E SUA RESEX MARINHA



Descrição do produto:

Este mapa foi elaborado por Walter Rodrigues, Wellingtton Fernandes e Hemerson da Silva, integrantes do Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental para o livro "Memórias de São João da Ponta a partir de narrativas orais". O mapa delimita os limites do município em questão, os limites da RESEX Marinha e localiza sede municipal. 



  • MAPA DAS UNIDADES DE PAISAGEM DE SÃO JOÃO DA PONTA (PA)


Descrição do produto:

Este mapa foi elaborado pela mestranda Tabilla Verena da Silva Leite do Programa de Pós-graduação da Geografia da Universidade  Federal do Pará e colaboradora do Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental. Nele se observa as unidades de paisagens do município paraense de São João da Ponta como: mangue com presença de floresta ombrófila densa aluvial, mangue com pouca influência fluviomarinha, mangue com muita influência fluviomarinha, várzea, terra firme com fragmentos de vegetação arbórea.





  • MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CURUÇÁ E RESEX MARINHA MÃE GRANDE 

Descrição do produto:

Este mapa foi elaborado pelo graduando do curso de Geografia e Cartografia Carlos Castro, onde se delimita os limites do município em questão, os limites da RESEX Marinha, localiza as comunidades do entorno e sua malha viária.






artigos


  • MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR: O CARIMBÓ COMO RESISTÊNCIA E IDENTIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA PONTA (PA)


Descrição do produto:


 O Carimbó era considerado uma atividade cultural forte na região, quando o município de São João da Ponta ainda era distrito do município de São Caetano de Odivelas. Neste período existiam os grupos de Carimbó Pinga Fogo, Capim Gordura, Em Cima da Reponta. Após a emancipação de São João da Ponta, em dezembro de 1995, os grupos de Carimbó foram se desfazendo. Hoje, apenas resiste o grupo de Carimbó Fruto da Terra (mestre Apolinário). Este artigo foi elaborado pelos bolsistas Walter Luiz Jardim Rodrigues e Wellingtton Augusto Andrade Fernandes. 


  • VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE TRADICIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO COMUNITÁRIA NA RESEX SÃO JOÃO DA PONTA-PA: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DO AÇU.




Descrição do produto:


O presente trabalho é resultado de oficinas ocorridas na RESEX Marinha de São João da Ponta, atividades que tinham como intenção criar o debate sobre a importância da manutenção e desenvolvimento da RESEX para as comunidades que moram em sua adjacência, isto é, os povos considerados tradicionais, bem como a relevância desta unidade de conservação para fortalecer o uso sustentável dos recursos demonstrado em práticas que são passadas de geração em geração dessas comunidades. Este artigo foi elaborado pelas mestrandas  Amanda Cristina Oliveira Gonçalves, Viviane Correa Santos e pela graduanda Ana Paula Pereira Costa coordenado pela Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida da Silva Pimentel.






Dissertações



  • DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE SÃO JOÃO DA PONTA: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Descrição do produto:
Dissertação apresentada por Welington Morais Ferreira ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará como requisito final da pesquisa sob a orientação da Profª Drª Márcia Aparecida da Silva Pimentel.

Resumo:
"O diagnóstico ambiental e a análise da adequabilidade da ocupação permitem a identificação de áreas mais críticas quanto ao nível de degradação, sendo extremamente relevantes para o estabelecimento de medidas de preservação, conservação e recuperação. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico ambiental da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta, 
através de técnicas de geoprocessamento". (...)







Vídeos educativos




  • GRUPO DE CARIMBÓ FILHO DA TERRA (VIDEOCLIPE)
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Descrição do produto:



Documentário produzido pelos bolsistas Walter Rodrigues e Wellingtton Fernandes (GEPPAM/PROEXT, 2010) e Flávio Pimentel (mestrando do curso de Letras da Universidade Federal do Pará).  Dentre os objetivos deste vídeo estão: a valorização e a preservação da manifestação cultural Carimbó de São João da Ponta a partir da oralidade. A origem, a manutenção e as atuais dificuldades em manter essa manifestação cultural no município estão registradas nas narrativas orais cedidas pelos próprios componentes do Grupo Fruto da Terra (único grupo de Carimbó ainda existente em São João da Ponta). Baixe o vídeo na íntegra e confira!

Tempo de duração:18:50 minutos
Filmagem: Wellingtton Fernandes e Flávio Pimentel
Direção e edição: Walter Rodrigues.




Apostilas e revistinhas 




  • A VIDA DE JOÃO, O CARANGUEJEIRO

Informações: 
Autores: Vergara Filho, Waldice Sedovim, 
Waldelice Sedovim e Ailton Miranda
Ilustrações: Sérgio Ramos 
Arte Gráfica: Moacir Pereira
Adaptado da música Saga do Caranguejeiro
(Vergara Filho & Alcyr Guimarães)





Pôsteres 



  • PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RESEX MARINHA DE SÃO JOÃO DA PONTA-PA

  Ana Paula Pereira Costa
Walter Luiz Jardim Rodrigues
Wellingtton Augusto Andrade Fernandes





  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL ATRAVÉS DO MÉTODO LÚDICO E TEATRAL. “PRESERVAR TAMBÉM E COISA DE CRIANÇA” 

 Hélio de Souza Morais Júnior
 Hemerson Nascimento da Silva
 Mayara Cristina Pereira Mariano
 Roberta Pena Fortes





  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOSSISTEMA DE MANGUEZAL: A EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DA COMUNIDADE DE BONFIM, SÃO JOÃO DA PONTA-PA

 Joana Célia Moraes Rodrigues
Nayrana Cabral Ribeiro



  • EU POSSO TRANSFORMAR ISSO
Maria Alice da Cruz Oliveira
Raimunda do Socorro Ferreira de Araújo
Mariza Cordeiro Pontes
Sebastiana Reis da Silva Garcez


----------------------------------------------------------------------
E é isso!

Caso você tenha algum material desenvolvido através de nossas atividades de extensão, ensino e extensão e queira ver compartilhada em nosso blog, por favor, envie-nos para: geppamproext@gmail.com


=====================================================================
Observação: Toda informação aqui apresentada são autorizadas por seus autores para uso de fins didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário